Pages

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Bolo de Chocolate sem farinha light




Ingredientes:

260 g de chocolate amargo (55% cacau), picado
135 ml de leite desnatado
40 g de iogurte natural light
4 ovos
105 g de açúcar light
4 claras
160 g de açúcar light, por clara de ovo
135 ml de creme de leite light
55 g de cacau em pó sem açúcar, peneirado


Modo de Preparo:


Coloque o forno para pré aquecer em 150ºC. Separe papel manteiga, que deverá forrar a forma do bolo, depois que estiver untada. Deixe cerca de 2 centímetros do papel sobrando nas bordas.
Separe uma panela grande e uma tigela de aço inoxidável que caiba dentro desta panela. Isso para derreter o chocolate em banho-maria, sendo que a tigela deverá ser grande o bastante para caber toda a massa do bolo.
Coloque o chocolate na tigela, e depois que levantar fervura, deixe por apenas dois minutos, e desligue o fogo. Espere que o chocolate derreta com o fogo desligado.
Enquanto isso, misture o iorgute e o leite numa panela, e leve ao fogo médio alto. Ao ferver, desligue. Deverá estar uma espécie de coalhada.
Na tigela da batedeira, coloque os ovos inteiros e os 105 gramas de açúcar. Deixe bater por 10 minutos, ou até que dobre de volume.
Num recipiente à parte, bata as claras. Em seguida, bem devagar, vá acrescentando o açúcar para as claras, batendo, até obter picos moles, formando um merengue. Guarde na geladeira.
Bata também o creme de leite até formar picos, e guarde separado na geladeira.
Pegue o leite coalhado, e derrame sobre o chocolate derretido, misture bem. Acrescente o cacau, e continue a bater até incorporar bem. Divida os ovos inteiros batidos em três partes, e vá acrescentando uma à uma, colocando a seguinte somente depois que a já colocada tenha sido totalmente mesclada.
Bem devagar, misture as claras no creme de leite. Vai dividir essa mistura em três partes iguais também. E só acrescentará a parte seguinte depois que a já colocada estiver totalmente mesclada.
Passe a massa para a forma, e leve para assar, deixando no forno por 1 hora e meia.
Não abra o forno nos primeiros 45 minutos. Mas a partir deste tempo, terá que vigilar, pois se o topo começar a ficar muito assado, terá que baixar um pouco a temperatura do forno, e cobrir o topo com papel alumínio.
Depois que estiver pronto, deixe esfriar cerca de meia hora antes de retirar da forma.
Para cortar esse bolo, o mais indicado é usar uma faca de lâmina muito fina. Deixe a faca em água muito quente por cerca de meia hora antes de usá-la no bolo. Seque-a totalmente também antes de cortar, assim o corte será totalmente limpo.
Recomenda-se aquecer o bolo todas as vezes antes de comê-lo, por cerca de dez minutos.


Fonte: Cybelle Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário