Pages

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Lasanha 1/2 Light com Legumes e Queijo




1 – INGREDIENTES DO MOLHO:
4 tomates grandes, 1 xícara de extrato de tomate, azeite de oliva
1/2 xícara de cebola picadinha e pelo menos 3 dentes de alho também picados. 1 xícara de água fervente.

2 – PREPARO DO MOLHO:
coloque o azeite na panela e refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates cortados em pedaços grandes, a água fervente e deixe na panela até desmanchar bem os tomates e começar a engrossar (comigo demorou uns 50 minutos).
Quando chegar nesse ponto, acrescente o extrato de tomate (que eu uso apenas para deixar com essa cor vermelha mais encorpada, só os tomates fica 1/2 pálido).
Se quiser use um mixer direto na panela para os pedaços maiores ou passe tudo no liquidificador, mas só um pouco, não é pra deixar uma “água”. Sal a gosto.
Se preciso acerte o ponto do molho com um pouco + de água fervente. Não pode ficar muito aguado nem muito grosso.

3 – A MASSA:
eu usei apenas 6 folhas de massa pronta (aprox. 300g.) daquela massa fresca que não precisa passar na água quente antes de usar.
Um dos segredos é tirar da geladeira antes, para ficar em temperatura ambiente e ser fácil de manusear as folhas de massa sem quebrar (o frio deixa quebradiça).
Corte do tamanho + aproximado possível da sua assadeira, deixando só um espacinho de aproximadamente 1 dedinho nas laterais.

4 – O QUEIJO:
eu usei um queijo macio e de baixas calorias, o queijo minas frescal. Fatias grossas e compridas.
O bizu aki é na hora de cortar: comprei uma peça inteira e cortei ao meio, e dai peguei as fatias que cortei a partir do centro (e não das pontas). Um pouco + de 1/2 peça foi suficiente.

5 – OS LEGUMES:
1/2 berinjela grande e 2/3 de uma abobrinha média. Corte a berinjela de comprido (ponta a ponta), fatias grossas e a abobrinha corte em rodelas, também fatias + grossas;

6 – MONTAGEM:

agora que o molho e os ingredientes estão preparados é só montar a lasanha… comece sempre colocando molho no fundo da assadeira para a massa não grudar…

7 – Depois vem a primeira camada de massa e por cima mais molho… esse é o segredinho… sempre em cima da massa deve-se colocar molho, pois é a umidade (água) que está no molho que vai ser absorvida pela massa e terminar o seu cozimento.

8 – Como a berinjela é a que + demora para assar, eu acho interessante colocar bem embaixo uma camada de berinjelas (até aqui foi molho, massa, molho e agora a primeira camada de legumes). Cubra com massa e mais molho…

9 – Depois eu fiz uma camada de queijo. Veja que com 4 fatias grandes eu fechei uma camada de massa + molho + queijo… Cubra com massa e mais molho…

10 – Agora vem a camada de abobrinhas, seguindo a mesma fórmula… primeiro uma folha de massa, em cima da massa sempre o molho e em cima do molho agora foram as abobrinhas… continue com + uma camada de massa, molho e berinjela, outra de massa, molho e abobrinhas e a ultima tem que ser massa, molho e queijo…

11 – Como as fatias são grossas, a lasanha vai encher e subir na forma rapidinho… a última camada, aquela que fica por cima, precisa ser de QUEIJO. Veja na imagem que eu fechei com queijo e coloquei duas rodelinhas de abobrinha apenas para decorar…
O bizu é quando terminar de montar, jogar um pouquinho de molho nas laterais (aquele espaço entre a massa e a forma), pois esse molho também será absorvido e vai ajudar a cozinhar a massa…

12 – Leve ao forno (pré-aquecido) com temperatura entre 180 e 200 graus por aprox. 45 minutos.
Essa que eu fiz demorou 50 pra ficar com essa cor bonita e tostada.
Deixe esfriar alguns minutos antes de servir (o queijo fica um pouco mais firme e dai ela não desmonta na hora de cortar e servir.
Faça isso com auxilio de um garfo para manter tudo no lugar (outra dica é cortar na forma com cuidado, espetar palitos de dente e então servir… retire os palitos imediatamente para evitar acidentes.


Fonte: Cybelle Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário