Pages

terça-feira, 15 de março de 2016

Donuts com canela recheados com chocolate ao leite




- xícara medidora de 240ml

Ingredientes

2 ¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
1 xícara de buttermilk, em temperatura ambiente
¼ xícara + ½ colher (sopa) - 56g - de açúcar refinado
5 xícaras + 1 colher (sopa) - 710g - de farinha de trigo
¼ xícara + 3 colheres (sopa) - 98g - de manteiga sem sal, derretida
3 ovos
1 pitada de sal
100g de chocolate ao leite, picado em pedaços graúdos
leite, para pincelar
óleo vegetal, para fritar
açúcar e canela, para polvilhar

Modo de Preparo

Misture o fermento, o buttermilk, o açúcar e ¼ xícara (60ml) de água morna na tigela grande da batedeira e deixe por 10 minutos ou até espumar. Junte a farinha, a manteiga, os ovos e o sal e bata em velocidade baixa usando o batedor em formato de gancho. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até obter uma massa homogênea e macia – fiz tudo isso na batedeira. Faça uma bola com a massa e coloque-a numa tigela grande, untada com óleo, vire-a para untar os dois lados, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora ou até que dobre de tamanho.
Vire a massa numa superfície levemente enfarinhada e abra com o rolo até que fique com 3mm de espessura. Com o auxílio de um cortador redondo de 7,5cm, corte vários círculos de massa – mergulhe o cortador em farinha de trigo entre um corte e outro para evitar que grude na massa. Abra as sobras de massa e corte mais círculos delas. Divida o chocolate picado entre metade dos círculos, colocando o recheio no centro, pincele as extremidades com leite e cubra com os círculos de massa restantes. Usando um cortador de 6,5cm, corte os círculos recheados, selando bem. Coloque em uma bandeja ou assadeira grande polvilhada com farinha e deixe crescer por 30 minutos ou até que dobrem de volume.
Aqueça o óleo numa panela funda ou numa fritadeira elétrica até a temperatura de 160°C e frite os doughnuts, poucos de cada vez (para não diminuir demais a temperatura do óleo), por 2-3 minutos ou até que cresçam mais ainda e dourem dos dois lados. Transfira para uma travessa forrada com papel toalha. Passe os doughnuts pelo açúcar com canela e sirva imediatamente.

Rend.: 15 porções – fiz metade da receita acima e consegui 22 doughnuts
Fonte: Technicolorkitchen

Nenhum comentário:

Postar um comentário