Pages

terça-feira, 15 de março de 2016

Bolo de Limão Siciliano saboroso




- xícara medidora de 240ml

Ingredientes

Bolo:
200g de manteiga sem sal, amolecida
1 ¾ xícaras (350g) de açúcar cristal
raspas da casca de 3 limões sicilianos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos grandes
3 gemas grandes
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
½ xícara de creme azedo (sour cream)*
1 ½ colheres (sopa) de suco de limão siciliano

Cobertura:
2 xícaras (280g) de açúcar de confeiteiro
2-3 colher (sopa)s de suco de limão siciliano, mais se necessário

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga duas formas de bolo inglês de 20x10x5cm, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, seguidos das gemas, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela com uma espátula ocasionalmente. Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal sobre a tigela, junte o creme azedo e o suco de limão e misture gentilmente, de baixo para cima. Transfira a massa para as formas preparadas.
Asse por 45 minutos ou até que os bolos cresçam e dourem (fala o teste do palito). Deixe esfriar nas formas sobre uma gradinha por 10-15 minutos e então desenforme com cuidado. Remova o papel e deixe esfriar completamente.

Cobertura: 
Peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela média, junte o suco de limão aos poucos, misturando, até obter a consistência desejada. Derrame sobre os bolos já frios.

* creme azedo (sour cream) caseiro: 
para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 2 bolos (cada um serve 6 porções)
Fonte: Technicolorkitchen

Nenhum comentário:

Postar um comentário