Pages

terça-feira, 15 de março de 2016

Torta de Caramelo e Morangos




Para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
1 colher de chá de açúcar;
120g de manteiga gelada em pedacinhos;
3 colheres de sopa de água gelada.

Preparo da massa:
Misture farinha, sal e açúcar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione as colheradas de água aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 22cm de diâmetro, deixando uma borda de 2cm. Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento. Reserve na geladeira.

Para o creme de caramelo:
1 e 1/2 xícaras de açúcar;
1/2 xícara de água;
3 xícaras de creme de leite fresco;
1/2 colher de sopa de Bourbon ou outro uísque.

Para a montagem:
1 e 1/2 caixinhas de morangos lavados, secos e sem o talo;
60g de chocolate meio amargo.

Preparo do creme de caramelo no dia anterior:
Em uma panela média misture o açúcar e a água e leve ao fogo médio até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e deixe a calda ferver até ficar caramelada [vai ficar dourada, quase como calda de pudim]. Adicione, aos poucos, 1 e 1/2 xícaras de creme de leite [a mistura vai ferver forte], abaixe o fogo para médio e acrescente o restante, aos poucos, mexendo com uma colher de pau para derreter o açúcar caramelado e a mistura ficar lisa. Passe para uma tigela, deixe esfriar e leve à geladeira, tampada, de um dia para o outro.

Preparo do creme de caramelo no dia de servir:
Retire o creme da geladeira e bata na batedeira até formarem picos firmes. Adicione o Bourbon e bata para incorporar. Reserve na geladeira.

Preparo da massa:
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma baixa para tortas de 23cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra com 4 folhas de papel alumínio sobrepostas e leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por 20 minutos. Retire as folhas de papel alumínio e asse por mais 10 minutos, até a massa dourar. Deixe esfriar, desenforme sobre um prato de servir e reserve.

Montagem:
Recheie a massa de torta já fria com o creme de caramelo. Distribua os morangos inteiros sobre o creme, com delicadeza, e por cima distribua raspas de chocolate [que eu faço com o descascador de legumes]. Deixe gelar por pelo menos uma hora e sirva.

Fonte: Acozinhacoletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário