Pages

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Balas de Coco Caseira




INGREDIENTES:

- 200 ml de leite de coco
- 200 ml de água
- 1 quilo de açúcar refinado

MODO DE FAZER:

Misturar os ingredientes em uma vasilha, bem misturado (eu misturo com a mão, para mexer bem todo o açúcar) e então virar em uma panela funda e grande. Eu faço essa mistura separada para evitar que fique açúcar nas paredes da panela e aumente o risco de cristalizar o açúcar
Então leve ao fogo baixo. Esta clada deve atingir o ponto de bala dura, ou ponto de vidro. Explicando: você verifica o ponto colocando um pouco da calda em uma vasilha com água e juntando com os dedos faz uma bala firma. Aí, você joga essa balinha em uma superfície de metal e faz um barulho de vidro batendo.
Toda esta explicação, para o caso de você não ter um termômetro. Se você tiver, a calda atinge seu ponto ao chegar a 125ºC. Estando no ponto, retira-se a clada do fogo e despeja-se lentamente sobre um mármore untado com manteiga. (Há quem diga que a manteiga pode fazer a bala ficar rançosa, mas a minha nunca ficou. Se tiver dúvida, use margarina - eu nunca uso porque nunca tenho margarina em casa). Deixe esfriar por uns dois minutos no máximo, sem mexer. Há muita receita ensinando que você deve começar a mexer com uma espátula logo que põe a bala no mármore. NÃO faça isso. É uma calda fervendo. Se você começar a mexer a chance de açucarar é muito maior.
Bem, passados os dois minutos, você, delicadamente, vai dobrando as bordas para dentro e dobra a mistura no meio, com cuidado, sempre experimentando a temperatura, pois haverão partes bem quentes. Aí, você transfere a mistura para outra parte untada do mármore que esteja fria. Aí, deixa uns segundos e transfere novamente para outra parte fria.
Quando for suportável mexer, você começa a puxar as pontas e dobrar para o meio. E puxa novamente e dobre. Repete este operação até que bala comece a ficar perolada. Neste ponto, vai uma dica: assim que ela começar a ficar perolada, forme uns quatro rolinhos de bala e torça cada um. Aí começa a trabalhar puxando um de cada vez. Isso, porque, a medida que você começa a trabalhar a massa puxando, se acontecer de passar do ponto de puxar (puxar mais do que deve ou a bala esfriar, sim, porque ela é cortada ainda quente, ela pode começar a esfarelar. Se isso acontecer, corte os outros rolinhos sem puxar mais. O que vai acontecer é que eles podem ficar meio disformes, mas secarão e ficarão ótimos também. Ou seja, melhor puxar menos que mais, até você pegar o jeito).
Assim que ficar esbranquiçado, pode cortar, com uma tesoura untada com manteiga e deixe descansar até o dia seguinte. Se quiser (e eu sempre quero!) experimente as balas enquanto ainda não secaram...fica puxa, uma delícia! Não precisa guardar na geladeira. As balas duram uns 20 dias tranquilamente.

Fonte: Manual das Receitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário